Programa municipal que reflete sobre patrimônios culturais é exemplo para Ouro Branco

Publicado em 26/08/2022 às 10:09 por Redação
material didático do Progama Imagem: Ane Souz


A data de hoje, 24 de agosto se torna simbólica para o Programa “Ouro Preto, o meu lugar". Após o sucesso nas escolas participantes, a cidade vizinha de Ouro Branco assinou nesta quarta a carta de adesão à Lei de Educação Patrimonial de Ouro Preto, implementando o programa no município. Nomeado como "Programa Municipal de Educação e Patrimônio: Ouro Branco, o meu lugar!", a ação tem parceria com a Casa do Professor e a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto, que foi a criadora do programa primário.

A implementação do programa em um novo município manifesta um ótimo desempenho e aceitação do público, além de demonstrar que o Programa está seguindo um caminho próprio e promissor. “É de grande honra e alegria saber que o Programa criado pela Casa do Professor vai ultrapassar os limites com a co-irmã Ouro Branco”, afirma a coordenadora do Programa, Claudia Pereira.

O Programa “Ouro Preto, o meu lugar”, lançado em 2018, é um programa municipal que promove reflexões sobre o que é patrimônio cultural. A atividade propõe aos alunos ouro-pretanos visitação em eventos culturais e artísticos, visando debater acerca da temática.

No período de pandemia da Covid-19, o Programa continuou com as atividades internamente e, em junho deste ano, retomou as atividades presenciais nas escolas-piloto municipais: Doutor Pedrosa, Caic, Monsenhor João Castilho Barbosa, Bernardina de Queiroz e Daura de Carvalho, sendo esta a primeira escola estadual a aderir ao Programa. Sendo muito importante essa implementação no segmento estadual, já que atesta a expansão do projeto.

Ouro Preto é conhecida principalmente por seus diversos patrimônios materiais e que, às vezes, suprime a história por trás das edificações, da constituição do local e do sentimento de pertencimento dos próprios ouro-pretanos. A execução do Programa estabelece reflexões importantes e oferece um vasto conhecimento acerca da cidade histórica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ouro Preto: grave acidente na BR-356 deixa uma vítima fatal; motociclista...

Paróquia do Bom Pastor comemora 55 anos neste 1º de maio


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Ministério da Educação anuncia reajuste do piso salarial dos professores de...

Lula faz na COP27 primeiro discurso internacional depois de eleito

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_