Em reunião com vereadores prefeito confirma falta de leitos de UTI e diz que é cedo para reabertura do comércio

Publicado em 30/04/2020 às 10:27 por Redação
O prefeito de Conselheiro Lafaiete participou de uma breve reunião na Câmara Municipal após a sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (28/04). Mário Marcus se prontificou a colocar os parlamentares a par das ações implementadas pelo município no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Hospital


Começo da reforma do telhado do São Camilo/Foto/Divulgação/Mauro Dutra

Segundo o prefeito, as obras que visam adaptar o hospital São Camilo para receber pacientes graves da COVID-19 ainda não estão concluídas. A Prefeitura investiu nas intervenções em torno de 130 mil reais advindos de recursos próprios e o restante provém de contribuições voluntárias de empresas privadas, como a Gerdau, além de um valor obtido pela própria administração do hospital junto a colaboradores da entidade. A intenção do município, segundo Mário Marcus, é adquirir e implantar 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no São Camilo, e buscar meios de o governo do estado assumir a manutenção das novas vagas.

O prefeito repetiu que o objetivo é usar 60 leitos do hospital São Camilo e mais 10 da Policlínica Municipal exclusivamente para o tratamento de vítimas do novo coronavírus. Contudo, persiste a dificuldade na aquisição de respiradores, já que nenhum equipamento chegou até o momento, nem do governo federal, nem do governo do estado. Buscando uma terceira via, o município negocia a compra dos aparelhos com recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela Gerdau no âmbito do Ministério Público. Há uma previsão de que a inauguração do hospital possa ocorrer em 15 dias.

Sem vagas de UTI



O prefeito Mário Marcus repassou aos vereadores uma informação preocupante: neste momento, ou seja, nesta terça-feira 28 de abril, não existe na região nenhuma vaga de UTI livre; todos os leitos de UTI da região estão ocupados e existem 18 pacientes na região em uma fila de espera. Oportuno dizer que os leitos de UTI não são destinados exclusivamente a pacientes com Covid-19, e sim, para pacientes graves de qualquer comorbidade.

Comércio



Quanto à reabertura do comércio de Lafaiete, o prefeito disse aos vereadores que as lojas vão continuar fechadas, ao menos por enquanto. Mário Marcus exemplificou que alguns prefeitos que chegaram a flexibilizar o isolamento social, foram obrigados a voltar atrás. O cenário de falta de vagas de leitos de UTI é um fator que pesa na decisão do prefeito. O temor é que se houver flexibilização do comércio a contaminação de pessoas possa aumentar. Recomendando paciência a lojistas e consumidores, Mário Marcus considera que o mais prudente, no momento, é esperar mais um pouco antes de começar a flexibilizar as regras de isolamento social.

Foto de capa/Arquivo Fato Real.

Fonte: Fato Real
PUBLICIDADE

Região dos Inconfidentes terá o registro de suas duas primeiras IGs: Geleia...

Paróquia do Bom Pastor comemora 55 anos neste 1º de maio


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Fora do segundo turno, Pablo Marçal também não elegeu nenhum vereador

Lula faz na COP27 primeiro discurso internacional depois de eleito

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_