Ouro Preto, 

EDIÇÃO 353

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

 

Navegue melhor com 

Firefox

PESQUISA

Lista Telefônica
 
 

 

   

15/04/2008 23:52

A expansão de Lafaiete

A presença e a expansão da Gerdal Açominas e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN),  na região central de Minas, provocou um verdadeiro colápso de mão-de-obra, nas vizinhas Ouro Branco, Lafaiete e Congonhas. Em matéria intitulada o "Eldorado Mineiro" , o jornal "Estado de Minas" do dia 7 de abril menciona afalta de profissionais com experiência em diferentes áreas, desde carpinteiros, pedreiros e armadores até engenheiros civis e de segurança do trabalho.

     De acordo com a matéria as empresas  contratadas pela Prefeitura de Lafaeite para executar o serviço de capina  encontram dificuldades para recrutar funcionários. Também os funcionários  dos  supermercados estão pedindo demissão para trabalhar nas obras de expansão da Açominas e Siderúrgica Nacional. Em Lafaiete, a chamada população flutuante, que todas as manhãs sai do município para trabalhar nas obras de expansão é estimada em 10 mil pessoas. Segundo levantamentos da Prefeitura, atualmente então em andamento, cerca de 500 obras. O proprietário de uma concessionária de veículos  declarou que em um mês vendeu 55 veículos zero quilômetro.

  Um empresário do setor imobiliário afirma que os imóveis comerciais "valem o dobro do que encontrávamos há dois anos". Apartamentos de três quartos são oferecidos por R$ 220 mil. "Quem consegue encontrar uma loja de oitenta metros quadrados, na rua Melo Viana, no centro de Lafaiete, tem que pagar cerca de R$3,5 mil por mês de aluguel", afirma o empresário.