Ouro Preto, 

EDIÇÃO 353

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

 

Navegue melhor com 

Firefox

PESQUISA

Lista Telefônica
 
 

 

   

 

11/06/2008 19:12

Bispos do Regional Leste 2 proíbem padres de disputarem as eleições 2008

Os bispos do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo), reunidos em Assembléia, de 2 a 5 de junho, em Belo Horizonte (MG) divulgaram uma carta sobre as eleições 2008.

Na carta, os bispos reconhecem a melhoria de condição de vida dos mais pobres, porém lamentam “a lentidão desse processo” para a maioria da população.

Afirmam ainda que o cristão é chamado a assumir o momento eleitoral “com seriedade” e a ajudar os demais a discernir sobre a escolha de candidatos. “Sabemos que a política, exercida com honestidade e retidão, pode se tornar, para o cristão, uma forma sublime de exercer a caridade”, dizem.

Para os bispos, o momento eleitoral é também oportuno para a retomada da Lei 9840/99, sobre o Combate à Corrupção Eleitoral, bem como um momento de “mobilização nacional, em vista do aperfeiçoamento dessa lei de iniciativa popular”.

Sobre os padres que se candidatam a prefeitos, deputados, vereadores, os bispos do Regional Leste 2 advertem que eles não terão a aprovação da Igreja. “O padre que se candidatar a cargos executivos ou legislativos, não contará com a aprovação da Igreja; deverá deixar o seu ofício eclesiástico e ficará, durante a campanha eleitoral e o exercício de eventual mandato, com restrições, ou até mesmo suspensão, do seu uso de ordem”, afirmam na nota.

Leia o documento na íntegra.