Prefeitura de Mariana realiza a primeira reunião do NUPDEC no Bairro Santo Antônio

Publicado em 23/03/2022 às 09:53 por Redação
Por Isabela Jorge

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social e Defesa Civil, realizou na última quarta-feira (16) a primeira reunião do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil - NUPDEC do Bairro Santo Antônio. O grupo conta a colaboração voluntária de cidadãos que vivem em áreas de risco e desejam prevenir desastres e diminuir os impactos causados por esses eventos.

Os agentes da Defesa Civil buscam capacitar os moradores do bairro para serem aptos a atuarem em casos de deslizamentos de terra, enchentes e situações de risco. Além disso, realizam cursos de primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção de acidentes domésticos e estudos geotécnicos. A intenção é mobilizar o corpo social para atuar imediatamente, caso tenha alguma situação de emergência.

De acordo com a agente de Defesa Civil, Rosana Lima, a população deve estar integrada à atuação em situações de desastres, pois muitas vezes os agentes não conseguem chegar imediatamente ao local de emergência, mas os moradores já estão inseridos naquela realidade e em contato direto com o ocorrido, por isso, ao serem capacitados, poderão atuar diretamente e evitar perdas humanas e materiais.

Participação do Corpo de Bombeiros Militar

A reunião também contou com a participação dos agentes do Corpo de Bombeiro Militar, o Tenente Torres e o Major dos Anjos. Ambos explicaram sobre os cuidados domésticos para evitar acidentes na cozinha e a intoxicação com produtos de limpeza.

Ler as instruções nos rótulos de produtos, não misturar materiais de forma irresponsável, manter longe do alcance de crianças e animais e procurar ajuda médica em caso de ingestão foram algumas orientações dadas aos voluntários.

Ademais, foram orientados sobre os cuidados com o botijão de gás, como desligá-lo ao terminar de utilizar o fogão, não deixar o objeto tombado e em caso de vazamento apagar o padrão de luz e abrir portas e janelas no intuito de evitar maiores problemas.

NUPDEC em outras localidades

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil, anteriormente, também foi introduzido em outras localidades. O Bairro Santa Rita de Cássia e o Distrito Ponte do Gama possuem grupos de voluntários que estão engajados na mesma causa: diminuir os impactos causados por desastres, identificar alterações na região em que vivem e atuar imediatamente nas situações de emergência.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mariana

Bairros Piedade e Padre Faria se tornam palcos para 17ª edição da Mostra de...

Estudantes do Rancho Novo também enfrentam dificuldades com falta de ônibus


PUBLICIDADE
COTAÇÃO HOJE

Excesso Produtivo

Praias fechadas por ricos são alvo de disputa judicial na Califórnia

O TRIBUNA LIVRE

Direção e Proprietária: Marisa Hilário
Editoração gráfica: Tribuna Livre
Direção de mídia: Ina Caram.

Colaboradores do jornal impresso e do site:
Organização interna: Izabel Hilário
Administrador e publicitário: Jorge Hilário
Maria do Carmo Batista (in memorian)

REDES SOCIAIS

Tribuna Livre — Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dash_