A Prefeitura de Ouro Preto convida toda a população para participar da 6° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Durante todo o mês de agosto, serão desenvolvidas ações que visam estimular a participação dos ouro-pretanos em atividades sobre políticas de preservações aos patrimônios culturais. A Secretaria de Cultura e Patrimônio idealizou e aprovou dois projetos e … Continue lendo “Secretaria de Cultura e Patrimônio realiza atividades gratuitas na 6° Jornada de Patrimônio Cultural de Minas GeraisSecretaria de Cultura e Patrimônio realiza atividades gratuitas na 6° Jornada de Patrimônio Cultural de Minas Gerais”

No dia 24 de julho, às 15h, aconteceu na Casa da Baronesa – Escritório Técnico do IPHAN 0- a primeira reunião do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto (Funpatri). Foram discutidos assuntos referentes a recomposição do Fundo, Educação Patrimonial, Capela das Dores (Cachoeira do Campo), Casa de Cultura Negra (Ladeira de Santa Efigênia) e … Continue lendo “Primeira do FUNPATRI em 2017”

O bairro Cabeças recebe, nos dias 12 e 13 deste mês, a primeira edição da “Feira ouro-pretana de lazer, gastronomia e arte”. O evento contará com uma ampla programação artística para entreter todo o público, além de uma praça de alimentação com expositores da cidade, oferecendo comidas típicas e famosas da região. De acordo com Victor Louis … Continue lendo “Feira ouro-pretana de lazer, gastronomia e arte acontece neste final e semana”

A Escola Estadual Padre Afonso de Lemos recebe no próximo dia 27 de agosto o 1º Open Ouro Preto Taekwondo. Realizado pela Academia Espaço Saúde e apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o evento tem como principal finalidade a difusão da prática do taekwondo na região. De acordo com Nilton Oliveira dos Santos, faixa preta 2º … Continue lendo “Cachoeira do Campo recebe o 1º Open Ouro Preto Taekwondo”

Ruas íngremes e ruas estreitas, essa é a característica de muitos bairros em Ouro Preto, o que torna a coleta do lixo doméstico um grande desafio. Para garantir o recolhimento eficiente nestas localidades, o departamento de Serviços Urbanos reprogramou a rota dos veículos, o que permitiu a ampliação da coleta de três para vezes para … Continue lendo “Prefeitura amplia coleta de lixo em ruas de difícil acesso”

O curso de extensão Brasil Braços Abertos é totalmente gratuito e disponibiliza 80 horas de aula Estão abertas as inscrições na plataforma tecnológica Brasil Braços Abertos para os cursos de extensão com aulas online, destinados aos profissionais do turismo, até o dia 30 de setembro. A plataforma conta com 80 aulas online em diferentes modalidades: … Continue lendo “Inscrições abertas para a plataforma de ensino Brasil Braços Abertos do Ministério do Turismo”

Construído no fim do século XVIII e vizinho da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, o Solar dos Pedrosa é o último imóvel colonial de Cachoeira do Campo, que já teve cerca de 200 casarões coloniais. Ancorado por dentro e por fora, o sobrado vem sobrevivendo ao tempo e à ação de vândalos, deixando os … Continue lendo “Prefeitura busca apoio para recuperar Casarão centenário em Cachoeira do Campo”

24
maio

O Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP recebe, nesta sexta-feira (26/05), mais uma edição do evento SEXTAS ABERTAS. A programação conta com oficinas de cerâmica, colagem, sonoplastia de desenho animado, exibição de curta-metragem, apresentação teatral e outras atividades para pessoas das mais diversas faixas etárias. Além disso, ao longo … Continue lendo “Oficinas, Filme, brechó…compõem a programação do Sextas Abertas no Núcleo de Arte”

Com as atividades paralisadas há um ano e meio, desde o rompimento da barragem de Fundão, a Samarco tem feito todos os esforços para obter as licenças necessárias ao retorno das operações. No entanto, fatores que independem da empresa têm gerado incertezas quanto à data da retomada. Como consequência, a empresa fechou um novo acordo … Continue lendo “Paralisada há um ano e meio, Samarco busca licenças para retomar operações”

24
maio

A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio dá continuidade aos Fóruns Territoriais de Cultura. Os próximos serão realizados em Lavras Novas, no dia 23 de maio, e em Antônio Pereira, no dia primeiro de junho. Em Lavras Novas, o encontro será no Salão Paroquial, às 19h. Em Antônio Pereira, a reunião terá início no mesmo … Continue lendo “Fóruns de Cultura são realizados nos distritos de Ouro Preto”