Fundação Vale ajuda a incentivar leitura em Morro da Água Quente

Por: Rafael Hilário
qua
06
dez
2017
Cadernos
Cadernos, Capa, Colunas, Minas Gerais
Assuntos
Compartilhar:

A Fundação Vale inaugurou a biblioteca comunitária Saberes do Morro, em Morro da Água Quente, distrito de Catas Altas. A estruturação de espaços de leitura faz parte do Programa de Promoção do Livro e da Leitura da Fundação Vale, e tem como objetivo ampliar o número de leitores e o acesso ao livro literário na comunidade.

Para a instalação da biblioteca, o espaço contou com uma reforma, novos móveis e um acervo de livros com cerca de 500 obras com temáticas variadas, adquiridos com recursos do projeto. A estrutura será gerida pelo grupo Jovens Transformando Sonhos através da Comunicação (JTESC).

O escritor Marcos Mota, autor de livros dedicados ao público infanto-juvenil, participou de uma roda de conversas no dia da inauguração na semana passada. Ele falou de sua trajetória, inspirações, motivações e da importância da leitura para a sua vida. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas entre representantes do JTESC, da comunidade, do poder público local, da Vale e da Fundação Vale.

Camily dos Santos, da JTESC, acredita que a biblioteca possibilitará que os jovens da comunidade possam ampliar o interesse e o prazer pela leitura. “Este espaço trará um novo universo para a nossa comunidade, pois muitas pessoas daqui não têm acesso ao livro e, quando têm, está limitado a escola. Temos a oportunidade de conhecer um outro lado, o da leitura”, disse.

Fernanda Fingerl, gerente de Educação e Cultura da Fundação, reforça a importância de ações como esta. “O acesso ao livro literário é direito de todos os cidadãos, significa possibilitar que o conhecimento produzido por toda a humanidade ao longo dos séculos circule entre todos e traga novas reflexões sobre o mundo, sobre a nossa forma de estar nele e de como lidamos com os problemas contemporâneos”.

Até o final do mês, a equipe do Programa de Promoção do Livro e da Leitura deverá inaugurar mais dois espaços semelhantes, em Belo Vale e em Congonhas.

Assessoria de Imprensa – Tels: 31 3916-2025/2026
Christiano Borges – Cel: 31 98478-4374
Leandro Grandi – Cel: 31 98486-2818

Compartilhar: