Semana da Música de Ouro Branco: mais um ano de sucesso de público e crítica

Compartilhar:

A décima segunda Semana da Música de Ouro Branco, realizada pela Casa de Música, foi encerrada com sucesso no dia 14 de outubro.  Durante 7 dias68 alunos participaram de 11 oficinas. Além disso, um público diário de cerca de 150 pessoas assistiu a 9 concertos (sendo dois em Ouro Preto) e dois recitais.

“A Semana da Música ocupa lugares da cidade  e promove o intercâmbio entre alunos daqui e de outros países. Nosso esforço para manter o festival é recompensado ao ver a alegria e o desempenho dos alunos, bem como o envolvimento do público”, celebra Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música de Ouro Branco.

Este ano, o festival homenageou o violoncelista de origem polonesa Zygmunt Kubala.  Os filhos dele, a violinista Renata Kubala e o violista Ricardo Kubala, participam do festival. Além deles, a Semana da Música contou com a participação dos violinistas Theodora Geraets e Hyu-Kyung Jung;  dos violoncelistas Matias de Oliveira Pinto, Eduardo Swerts e Arthur Hornig; dos pianistas Sérgio Monteiro, Viviane Taliberti e Risa Adachi e do violonista Reinbert Evers. Também participou o Quarteto Greco-Latino de Münster.

Um dos pontos altos da Semana da Música deste ano foi a exposição “História da Semana da Música”, que reuniu, no Casarão da Praça Santa Cruz, fotos e cartazes que contam a trajetória do festival desde o primeiro ano. O público pode transitar e relembrar os momentos mais marcantes do evento. Muitos dos alunos que hoje são músicos profissionais se reconheceram ainda crianças nas imagens. Outros identificaram antigos professores e amigos que passaram por Ouro Branco. “Achamos importante fazer esse resgate de nossa memória. Afinal, foram esses momentos que consolidaram a Semana da Música”, diz Kênia.

A Semana da Música de Ouro Branco contou com apoio do Programa Música Minas e da Prefeitura Municipal de Ouro Branco. Apoio cultural: Hotel Verdes Mares, Hotel Fazenda Pé do Morro, Teatro Municipal – Casa da Ópera de Ouro Preto, Colégio João XXIII e Paróquia de Santo Antônio de Ouro Branco.

A Semana da Música de Ouro Branco

A Semana da Música, uma realização da Casa de Música de Ouro Branco,  há doze anos reúne ícones nacionais e internacionais da música erudita, estudantes de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.  Os olhos de todo o cenário musical do Brasil e do mundo se voltam para a cidade do interior de Minas, que tem cerca de 30 mil habitantes. Música é o que se escuta nos quatro cantos do município: nas praças, nos colégios, no supermercado, nos centros sociais e culturais.

O festival tem como principais objetivos o aperfeiçoamento técnico e musical, a promoção de intercâmbio cultural, a divulgação da música erudita e a ampliação do seu acesso. Além do aspecto cultural e social, o evento também proporciona geração de renda e postos de serviços na região, através da contratação de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços de infraestrutura e produção.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Compartilhar: