Homenagens a Carlos Drummond de Andrade marcam a abertura oficial do Fórum das Letras

Compartilhar:

Um dos mais importantes eventos literários do país, o Fórum das Letras tem início oficial nesta quarta-feira, 22 de novembro, com uma intensa programação, que inclui debates, oficinas e abertura de exposições. O evento segue até 26 de novembro, norteado pelo tema “Sentimento do Mundo”, uma homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Toda a programação é gratuita e está disponível no site www.forumdasletras.com.br.

A agenda do dia tem início às 10h, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS, em Mariana, com apresentação sobre os Aspectos do Realismo Socialista, de Luanna G. de Cristo. Em seguida, às 10h30, será realizada a Mesa Edições Sesc São Paulo, com a Conversa sobre “1917: O ano que abalou o mundo”, que vai contar com a apresentação de Margareth Diniz, doutora em Educação pela UFMG, pesquisadora, diretora ICHS e professora de Psicologia da UFOP.

A atividade terá como convidados Adilson Mendes, historiador, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, pesquisador do Instituto Butantan e editor de publicações sobre a história e a teoria do cinema; e Osvaldo Coggiola, historiador argentino, professor da USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Eles serão mediados por Marcelo Abreu, doutor em História Social pela UFRJ e professor do Departamento de História da UFOP.

Em Ouro Preto, a programação tem início às 14h, com o debate “Sentimento do Mundo – A obra de Carlos Drummond de Andrade”, no Anexo do Museu da Inconfidência. Participam da discussão o poeta, ensaísta e crítico literário Antonio Carlos Secchin; o poeta, ensaísta e cronista português Arnaldo Saraiva e o escritor e professor da USP, Murilo Marcondes de Moura. A atividade terá a mediação de Maria de Andrade.

Às 16h30, Espaço CBL, realizado em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, no Anexo do Museu da Inconfidência, promove o debate “Mercado Editorial Internacional”. Participam da discussão o editor e escritor Breno Lerner; a editora da Pallas Editora, Cristina Warth; a diretora executiva da CBL, Fernanda Garcia; e a editora Sandra Espilotro. A mediação será de Karina Pino, jornalista, coordenadora de Conteúdo da CBL e curadora do Espaço CBL.

abertura oficial da edição 2017 do Fórum das Letras será realizada a partir das 18h30, no Cine Vila Rica, e vai reunir o escritor Humberto Werneck e o cenógrafo e neto de Carlos Drummond de Andrade, Pedro Drummond, no debate “Vem, Carlos, ser gauche na vida”. O bate-papo terá mediação do escritor e jornalista Edmilson Caminha, que foi também amigo do poeta.

Adélia Prado encerra o dia em grande estilo. O encontro com o público, mediado pela coordenadora Guiomar de Grammont, acontece às 20 horas, no Cine Vila Rica, com o tema “Sentimento do Mundo: qual o lugar da poesia no mundo em que vivemos?”.

FÓRUM DAS LETRINHAS

O Fórum das Letrinhas promoverá, nesta quarta, duas atividades. A primeira delas será a oficina “A primeira máscara”, com a arte-educadora Conceição Cavalcante. As vagas já estão esgotadas. A segunda atividade acontece às 19h, na Praça Reinaldo Alves de Brito (Largo do Cinema). Uma intervenção audiovisual projetará, na paisagem ouro-pretana, ilustrações do livro “Menino Drummond”, escrito pelo homenageado e ilustrado por Angela-Lago, falecida em outubro deste ano.

EXPOSIÇÕES

Em 2017, o Fórum das Letras a programação do Fórum das Letras contará também três exposições, duas delas especialmente elaboradas para homenagear o poeta itabirano. Promovida por meio de parceria cultural com o Sesc, a exposição “Drummond no calçadão” leva para Ouro Preto uma réplica da famosa estátua do poeta localizada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro. O público poderá conferir ainda outras peças importantes, como cartas trocadas com outros escritores, vídeos, curtas, projeções e poemas. A exposição poderá ser visitada de 22 a 26 de novembro, das 10 às 20 horas, no Anexo do Museu da Inconfidência.

Já a mostra “Drummond – Alquimia Poética”, com curadoria de Lucineia Bicalho, apresenta uma faceta menos conhecida do itabirano, focando no período quem Drummond frequentou o curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estarão expostas diversas peças, com o objetivo de aproximar o visitante do tempo e espaço de realização de suas práticas estudantis, produção e história de vida, quando pensava em se tornar farmacêutico. A exposição poderá ser vista até 25 de novembro, das 10 às 17 horas, na Casa dos Contos (Rua São José, 12, Centro).

Já “Igrejas de Ouro Preto”, com poema de Arnaldo Rocha Filho, apresenta fotografias de Eduardo Tropia e curadoria de Guilherme Horta. A mostra ficará aberta de 22 de novembro a 10 de dezembro, das 09 às 19 horas, na galeria Sesi Ouro Preto/Fiemg (Praça Tiradentes, 04 – Centro, Ouro Preto – Piso Cláudio Manuel). A exposição apresenta um jogo de poesias e fotografias de dois artistas que têm a cidade mineira como principal inspiração para os seus trabalhos.

OFICINA

Das 15 horas às 18 horas será realizada, no Salão Nobre da Escola de Minas, a primeira parte da Oficina de Letras Palavras Cantadas, ministrada pelos compositores mineiros Márcio Borges, Rodrigo Borges e Telo Borges. A atividade, promovida pelo Sesc no Fórum das Letras, é voltada para estudantes, compositores, músicos e demais interessados em desenvolver a criatividade e aprender técnicas e habilidade para a composição de canções e continua na quinta-feira, dia 23 de novembro.

FORUM DAS LETRAS 2017 – PROGRAMAÇÃO 22 DE NOVEMBRO

10h: Aspectos do Realismo Socialista

Apresentação: Luanna G. de Cristo

Local: ICHS – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (Rua do Seminário, s/n – Centro – Mariana)

 10h30: Mesa Edições Sesc São Paulo | Conversa sobre “1917: O ano que abalou o mundo”

Apresentação: Margareth Diniz (Diretora ICHS)

Convidados: Adilson Mendes, Osvaldo Coggiola | Mediação: Marcelo Abreu

Local: ICHS – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (Rua do Seminário, s/n – Centro – Mariana)

14h: Debate | “Sentimento do Mundo – A obra de Carlos Drummond de Andrade”

Convidados: Antonio Carlos Secchin, Arnaldo Saraiva (Portugal), Murilo Marcondes de Moura | Mediação: Maria de Andrade

Local: Anexo do Museu da Inconfidência – rua Antônio Pereira, 33, Centro, Ouro Preto

15h: Sesc no Fórum das Letras | Oficina de Letras Palavras Cantadas, com Márcio Borges, Murilo Antunes e Telo Borges

Local: Salão Nobre da Escola de Minas – Praça Tiradentes, 20 – Centro, Ouro Preto

16h30: Espaço CBL | Debate “Mercado Editorial Internacional”

Convidados: Breno Lerner, Cristina Warth, Fernanda Garcia, Sandra Espilotro | Mediação: Karina Pino

Local: Anexo do Museu da Inconfidência – rua Antônio Pereira, 33, Centro, Ouro Preto

 18h30: Abertura oficial | Debate “Vem, Carlos, ser gauche na vida”

Convidados: Humberto Werneck, Pedro Drummond | Mediação: Edmilson Caminha

Local: Cine Vila Rica – Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – Centro – Ouro Preto

20h: Literatura em Cena | “Sentimento do Mundo: qual o lugar da poesia no mundo em que vivemos?”

Convidada: Adélia Prado | Mediação: Guiomar de Grammont

Local: Cine Vila Rica – Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – Centro – Ouro Preto

REALIZAÇÃO

O Fórum das Letras é realizado pelo Ministério da Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP) e Secretaria de Estado de Cultura | Fundação de Arte de Ouro Preto, com patrocínio da Vale, Gasmig e Cielo e parceria cultural do Sesc.

Compartilhar: