Samarco participa de simulado em comunidades de Mariana e Barra Longa

Por: Rafael Hilário
qua
22
nov
2017
Cadernos
Cadernos, Capa, Colunas, Mariana, Minas Gerais, Ouro Preto
Assuntos
Compartilhar:

A Samarco participou, nesse sábado (18/11), do terceiro simulado que será realizado pelas coordenadorias das defesas civis de Mariana e Barra Longa e estadual (Cedec) em 10 comunidades. A ação teve o objetivo de treinar a população e os agentes municipais sobre como proceder caso haja uma situação de emergência.

O exercício deste sábado contou com a participação de cerca de 350 pessoas das comunidades de Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Borba, Pedras, Campinas, Barreto, Gesteira e Barra Longa (sede). Às 14h, de forma simultânea, 24 sirenes foram acionadas avisando sobre o início do simulado.

O simulado é de responsabilidade das coordenadorias de defesas civil de Mariana e Barra Longa e estadual (Cedec). A Samarco apoia o evento fornecendo toda a infraestrutura, que inclui a disponibilização de veículos, além da participação de empregados como facilitadores.

A empresa, juntamente com as defesas civis de Mariana e Barra Longa, realizou diversas reuniões prévias com os moradores das comunidades para explicar como será realizado o simulado.

O simulado integra um Sistema de Emergência orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ações Emergenciais de Barragens de Mineração (PAEBM) da Samarco.

Acompanharam o simulado 12 empresas de mineração e uma do setor aeroviário, além de integrantes de defesas civis de oito municípios mineiros que possuem barragens.

Monitoramento

A Samarco reitera que suas barragens estão estáveis e são monitoradas 24 horas por dias, sete dias por semana. Cerca de 400 equipamentos, dentre eles radares, acelerômetros, estações robóticas, inclinômetros e drones integram o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) da empresa. O local foi aperfeiçoado com base nos aprendizados obtidos após o rompimento da barragem de Fundão, em 05 de novembro de 2015.

Os dados são transmitidos em tempo real e apresentados em telas no CMI. O monitoramento é realizado pela gerência de Geotecnia, composta por técnicos e engenheiros especialistas.

Assessoria de Imprensa​ – Samarco

 (31) 3269-8844 / 3269-8927 – imprensa@samarco.com

Compartilhar: