Palestra de Educação Ambiental é ministrada pelo Ecotres na Escola Estadual “Prof. Alcides Rodrigues Pereira”

Por: Rafael Hilário
ter
31
out
2017
Cadernos
Cadernos, Capa, Colunas, Conselheiro Lafaiete
Assuntos
Compartilhar:

Alunos do 4º ano da Escola Estadual “Prof. Alcides Rodrigues Pereira”, no bairro Cachoeira, em Conselheiro Lafaiete receberam no último sábado, 28/10, uma palestra de Educação Ambiental proferida pelo diretor de chefe do Departamento de Operações do Ecotres (Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos), Leonardo Lopes. A palestra que aconteceu nas dependências da escola também reuniu os pais que acompanharam atentamente as explicações.

Durante a palestra, Leonardo explicou o funcionamento do aterro sanitário do Ecotres e como é feito o tratamento dos resíduos no local. Na oportunidade os alunos e pais fizeram perguntas aprenderam que no lixão os resíduos são depositados de maneira inadequada, diferente do aterro onde é feito tratamento sem denegrir o meio ambiente. Leonardo falou sobre o Ecotres que é formado pelos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco.

Entre as mães presentes, a senhora Maria da Conceição Gonçalves aprovou a realização da palestra e destacou a importância para o aprendizado dos alunos e pais em prol do meio ambiente. Segundo ela, a palestra também esclareceu da forma que os resíduos são tratados no aterro sanitário e que é importante cada cidadão fazer a sua parte cuidando da natureza.

A diretora da escola, Maria Aparecida Mourão Xavier explicou que a unidade de ensino sempre procura conscientizar os alunos do 1º ao 5º ano com relação ao meio ambiente por meio de um projeto desenvolvido na unidade de ensino. Maria Aparecida frisou que é importante conscientizar sobre o resíduo que é produzido nas residências alertando sobre o impacto que ele pode provocar no meio ambiente se não houver a destinação adequada. “Esse é o papel da nossa escola, educar e orientar para que não haja poluição no meio ambiente. Passamos isso para as crianças para que cheguem até os pais”, ressaltou a diretora.

Para o chefe do Departamento de Operações do Ecotres, Leonardo Lopes a palestra é uma forma de aproximar o consórcio da comunidade levando até ela questões importantes relativas à preservação do meio ambiente como é o caso do tratamento dos resíduos que é desenvolvido no aterro sanitário. Leonardo lembrou ainda que o aterro sanitário recebe durante o ano inteiro centenas de alunos por meio do Programa de Educação Ambiental no qual as visitas são realizadas por meio de agendamento junto ao consórcio.

Jornalista José Carlos Vieira

Compartilhar: