Secretaria de Cultura e Patrimônio realiza atividades gratuitas na 6° Jornada de Patrimônio Cultural de Minas GeraisSecretaria de Cultura e Patrimônio realiza atividades gratuitas na 6° Jornada de Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Por: Cidinha Hilário
qua
09
ago
2017
Cadernos
Capa, Cultura, Gerais, Ouro Preto
Assuntos
Compartilhar:

A Prefeitura de Ouro Preto convida toda a população para participar da 6° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Durante todo o mês de agosto, serão desenvolvidas ações que visam estimular a participação dos ouro-pretanos em atividades sobre políticas de preservações aos patrimônios culturais.

A Secretaria de Cultura e Patrimônio idealizou e aprovou dois projetos e será apoiadora de mais dois, os quais também serão realizados em Ouro Preto. Para o secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, a aprovação dos projetos “representa a comunhão de esforços da equipe da pasta em prol das ações de preservação do patrimônio cultural de Ouro Preto”

A iniciativa surgiu no ano de 2009 e é organizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Seu propósito é divulgar a importância do Patrimônio Cultural no estado. O evento acontece a cada dois ano e, para 2017, terá como tema central o seguinte eixo: “Outros Olhares sobre o Patrimônio Cultural”.

De acordo com Zaqueu Astoni Moreira, secretario municipal de Cultura e Patrimônio, “essas ações comprovarão a permanente interlocução de Ouro Preto com a Secretaria de Estado de Cultura, integram as atividades do mês do patrimônio.

O mês de agosto é consagrado como o mês do Patrimônio em homenagem ao nascimento do Dr. Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e nascido em 17 de agosto de 1898″.

As atrações são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 31 3559-3215.

Confira abaixo a programação:

Visita Guiada:  Redescobrindo o Arquivo Público

Local: Arquivo Público de Ouro Preto

Data: 01 a 31 de agosto

Horário: Terças e quintas, das 14h às 17h

Descrição: O publico será levada ao arquivo público onde haverá apresentações dinâmica divida em três etapas: Para cada uma delas, será atribuído uma personalidade que possui acervo custodiado pelo Arquivo, e os quais têm suas vidas ligadas a memória da cidade de Ouro Preto: Tomás Antônio Gonzaga,  José Pedro Xavier da Veiga e  Antônio Hermes Dias (conhecido também por o Zelador).

Visita Guiada: (Re)conhecendo e (re)significando:  Patrimônio Cultural de  Cachoeira do Campo

Local:  Cachoeira do Campo

Data:  24 de agosto

Descrição: Aproximar a população dos espaços públicos e bens culturais do Distrito de Cachoeira do Campo, através de um roteiro guiado pelas ruas do Centro do distrito com ponto final na da Igreja Nossa Senhora das Dores, já em fase final de restauro.

Exposição: Tecnologia em Conservação e Restauro em Ouro Preto

Local:  Casa de Gonzaga

Data: de 15 a 31 de agosto

Descrição: A exposição vem mostrar para a toda a comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG-Campus Ouro Preto.

Projeto do IFMG com apoio da Prefeitura

Sarau: Memórias, saberes e fazeres das ouro-pretanas

Local: Jardins da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, rua:  Teixeira Amaral, nº 50

Data: 26 de agosto

Descrição: A atividade tem o objetivo de registrar as trajetórias, memórias e identidades das mulheres, com o propósito de fomentar a construção do empoderamento local, bem como incentivar a participação e representação política das mulheres.

Não necessita inscrição.

Projeto realizado pela União Brasileira de Mulheres de Ouro Preto e Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado de Minas Gerais com o apoio da Prefeitura e da Fundação de Arte de Ouro Preto.

Compartilhar: