Prática ambiental da Samarco é premiada pelo Ranking Benchmarking Brasil 2015

Por: Cidinha Hilário
ter
07
jul
2015
Cadernos
Brasil
Assuntos
Compartilhar:

Com o case “Gestão Adequada de Resíduos”, a Samarco obteve um dos selos de sustentabilidade mais respeitados do País: o Benchmarking Brasil 2015.

A premiação, que classifica as empresas que desenvolvem as melhores práticas em gestão socioambiental, foi realizada na noite do dia 2 de julho, em São Paulo, após apresentação dos 28 cases que integram a 13a edição do ranking.

O analista de Meio Ambiente da Samarco Vinicius Loyola é o autor do projeto, desenvolvido a fim de reduzir os custos com os resíduos gerados no processo industrial da empresa.

Ele foi aplicado nas duas unidades industriais da Samarco, em Germano (MG) e Ubu (ES). As medidas adotadas envolvem todos os níveis da corporação, desde a coleta, transporte, armazenamento interno e o destino final dos resíduos, que compreendem plásticos, borrachas industriais, madeira e óleo lubrificante, entre outros.

“O projeto foi aplicado com base nas metodologias de excelência operacional Lean Seis Sigma e Kaizen. O objetivo foi melhorar o gerenciamento dos resíduos sólidos a fim de reduzir os impactos ambientais e os custos com a destinação desses materiais, atendendo à legislação específica e à preservação dos recursos naturais”, enfatiza Loyola.

Os benefícios com a metodologia aplicada na planta industrial da Samarco têm possibilitado a reciclagem de, aproximadamente, 77 toneladas de resíduos de plástico industrial e borracha, além da incorporação ao processo produtivo de alguns resíduos que seriam destinados a aterros industriais.

Ranking Benchmarking Brasil

Em 12 edições já realizadas, o Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil.

*RP1 Comunicação

Compartilhar: