Instalação de nova paróquia marca festa de São Judas Tadeu

O dia de São Judas Tadeu comemorado ontem, 28/10, foi marcante para Conselheiro Lafaiete e em especial para a comunidade do bairro que leva o nome do santo das causas impossíveis.

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha instalou de forma solene a paróquia de São Judas Tadeu, no santuário a ele dedicado.

judas1

 

As festividades começaram bem cedo no santuário com o repicar de sinos, celebrações de missas e, por fim, a procissão que conduziu a imagem do santo pelas ruas. Várias crianças acompanharam o cortejo usando trajes que lembravam a túnica de São Judas Tadeu.

Após a procissão, Dom Geraldo Lyrio Rocha presidiu a última missa do dia que marcou a instalação da nova paróquia e  a posse do primeiro pároco do santuário de São Judas Tadeu.

O padre Marco Túlio da Paz, que já administrava a igreja desde 2012 (quando houve a transferência do padre Walter Monteiro da Paixão para Ouro Branco), foi empossado solenemente e saudado pelos fiéis.

judas

Durante a homilia Dom Geraldo Lyrio afirmou que a instalação da nova paróquia vai de encontro ao projeto arquidiocesano de evangelização. Segundo ele, paróquia é uma rede de comunidades a serviço da palavra de Deus.

O arcebispo também fez um chamado aos católicos para que saiam do comodismo e manifestem a sua fé nas comunidades a que pertencem. “Não basta se declarar católico, é preciso ser católico atuante. Infelizmente são muitos os católicos afastados da igreja”, frisou Dom Geraldo.

Com o santuário lotado a celebração foi acompanhada por vários sacerdotes, diáconos e autoridades. Entre elas, o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto; o deputado estadual Glaycon Franco e os vereadores Fernando Bandeira e Pedro Américo.

Por força da criação da nova paróquia o Santuário de São Judas Tadeu foi desmembrado da paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Com isso as comunidades de São José, em Rancho Novo, São Sebastião, em Almeidas e São Geraldo, no bairro Gigante, passam a pertencer ao santuário de São Judas Tadeu.

F: Fato Real