Basílica festeja o Sagrado Coração de Jesus‏

Termina hoje 14/06 a novena preparatória à solenidade do Sagrado Coração de Jesus na Basílica a ele dedicada em Conselheiro Lafaiete. Desde o último dia 06, os fiéis tem lotado a Basílica durante as celebrações com a participação das comunidades e das paróquias da cidade e com pregação de vários padres da Arquidiocese de Mariana.

Ponto marcante da festa a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, acontece amanhã, sexta-feira (15/06), feriado municipal. Nesse dia haverá celebração às 07h, 10h, 14h, 16h e 18 horas. Para a missa das 10 horas estão sendo convidadas as autoridades municipais.

A celebração das 18h será presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha. Já às 20h30, pelas ondas das Rádios Carijós AM (1270 AM e 89,9 FM) e Globo Lafaiete (1540 AM) acontecerá solene e tradicional Entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria nos lares.

Tradição implantada pelo primeiro pároco, monsenhor Hermenegildo Adami Carvalho, em 1967, o ato da Entronização ainda hoje reúne a imensa maioria das famílias católicas em seus lares para participar do ato que se tornou um dos maiores momentos de demonstração de fé do povo lafaietense.

Logo após a Entronização haverá uma procissão motorizada saindo da praça Getúlio Vargas, e percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade até Basílica, onde as imagens serão recebidas pelos fiéis e sacerdotes, e abençoados os veículos e motoristas.

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus informou que as motocicletas que participarão da procissão motorizada serão vistoriadas pela Polícia Militar, antes do evento religioso.

Itinerário procissão de Entronização

1- Saída – Rádio Carijós

2- Viaduto/ rua Dr. Moreira

3- Rua Marechal Floriano

4- Rua Tapajós

5- Praça da Bandeira

6- Av. Furtado

7- Rua Wenceslau Bráz

8- Viaduto

9- Av. Telésforo Cândido de Resende

10- Rua Homero Seabra

11- Rua Melo Viana

12- Av. Dr. Mário Rodrigues Pereira

13- Rua Benjamin Constant

14- Rua Arthur Bernardes (carreata aguarda retorno da imagem)

15- Imagem segue av. Santa Matilde (pela contramão) até no rotor, e retorna pelo mesmo trajeto.

16- Prossegue pela av. Amazonas/ Rua Benjamin Granha/ Rua Dr. Henrique de Abreu/ Rua Brasil/ Rua José A. Ramos/ Rua Santana/ Rua Comendador Baeta Neves/ Rua Cel. João Gomes/ Rua Duque de Caxias
17- Basílica.
Por José Carlos Vieira – Jornalista e colaborador do site de notícias Fato Real.